Shiatsu é uma palavra japonesa que significa isso mesmo – pressão (“atsu”) com os dedos (“shi”). Tem as suas origens numa prática com mais de dois mil anos de existência .
O Shiatsu é uma terapia oriental de reequilíbrio físico e energético. Sem uso de qualquer tipo de instrumento mecânico, o shiatsu é muito mais que uma massagem. A pressão dos dedos e das palmas das mãos nos pontos específicos do corpo, proporcionam correções de disfunções internas, promovendo e mantendo a saúde e tratando doenças específicas.
No Shiatsu, os tsubô são pressionados para normalizar o fluxo da energia ki, proporcionando equilíbrio energético em todo o organismo.
Indicações
O Shiatsu é recomendado contra problemas de coluna, stress, insônia, problemas de deficiência funcional de órgãos, como problemas de rim, problemas com evacuação e até mesmo uma simples queimação de estômago, problemas psicossomáticos como depressão, baixa auto-estima, e um infinidade de outras coisas.
Benefícios
O Shiatsu oferece os seguintes benefícios:
- Alivia dores ( na lombar , de cabeça, no ombro )
- Câimbras , formigamentos
- Melhora a tensão emocional;
- Alivia a tensão muscular;
- Melhora o sistema circulatório;
- Flexibiliza o sistema muscular;
- Ajuda na recuperação do equilíbrio do sistema ósseo;
- Facilita as funções do sistema digestivo;
- Melhora o controle do sistema endócrino;
- Regula as funções do sistema nervoso.
Contra-Indicações e Efeitos Secundários
Enquanto tratamento para infecções, doenças contagiosas, fracturas ou varises, o Shiatsu não é recomendado, a não ser que seja administrado em conjunto com tratamentos médicos convencionais. Não deve ser praticado por grávidas nos primeiros três meses de gestação. Salvo estas excepções, pode ser efectuado por qualquer pessoa. Em termos de efeitos secundários são raros, no entanto, há quem sinta dor de cabeça, rigidez nos músculos, frio, má disposição, diarreia, maior vontade de urinar, cansaço ou fraqueza após uma sessão. Estes sintomas são passageiros, desaparecendo nas 12 horas seguintes. Para aliviar algum desconforto sentido na pós-sessão, aconselha-se descanso, o consumo de bastante água e que se mantenha agasalhado.
Prepare-se para a primeira sessão
As sessões de Shiatsu têm a duração de aproximadamente uma hora e são realizadas numa maca adequada ou numa cadeira própria para o efeito. Deve ir equipada com roupa larga e confortável (ao contrário das massagens convencionais, o Shiatsu não requer que a pessoa se dispa) e procure não comer uma refeição pesada, nem beber álcool nas duas horas que antecedem o tratamento. Tente manter-se descontraído e relaxado durante a sessão de Shiatsu, feche os olhos e não fale – a não ser que esteja a sentir muitas dores, nesse caso informe de imediato o massoterapeuta. No final da sua primeira sessão, pode não sentir nada, pode sentir-se extremamente cansado ou até com muita energia. Regra geral, há um sentimento de tranquilidade, leveza e de bem-estar, logo após a primeira experiência Shiatsu. No entanto, aconselha-se a realização de três ou quatro sessões, ao longo de um período de 4-6 semanas, para garantir a obtenção de bons resultados.
Não perca tempo!!!Entre em contato conosco e marque logo sua sessão.